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20 Dicas para ser uma pessoa mais organizada

17.3.17

Dicas para ser uma pessoa mais organizada

Hoje vamos falar de organização. Aquela organização indispensável ao dia-a-dia e que ajuda na concretização de objectivos e, consequentemente, melhora a nossa auto estima, reforça a vontade de novas conquistas e nos faz alcançar aquilo que tantas vezes julgamos impossível.

Depois de programadas as metas (este post vai ajudar nessa tarefa), a organização é fundamental para se estabelecerem pequenos passos para uma conquista maior e é mais simples do que parece. Podia dizer que acontece sem dedicação, mas iria estar a mentir, uma vez que será necessário implementar alguns hábitos. Mas posso prometer que, mais tarde, tudo se tornará mecânico e as vantagens são, sem dúvida, compensadoras.

Como sempre, vamos abordar o lado prático e vou começar por dar algumas dicas simples, mas eficazes, hábitos que pode aplicar já hoje.

O objectivo é que possa avaliar em que nível está e, depois, começar por pequenos passos, sem a preocupação de encaixar todas estas rotinas no seu dia-a-dia de um só vez.

Vamos começar?

Sempre que sentir que já aplica, de forma automática, a maioria dos pontos abordados num nível, está apta a passar para o nível seguinte. Se a maioria destes hábitos já fazem parte da sua rotina diária, parabéns, é uma pessoa bastante organizada!

hábitos de pessoas organizadas - principiantes

7 hábitos de pessoas organizadas - principiantes

- Utilize uma agenda: a que quiser, em papel, em formato digital, a do Google, do Outlook, qualquer uma serve. As agendas digitais têm a grande vantagem de permitirem arrastar os itens de uns dias para outros, reprogramar compromissos sem ter que os escrever novamente, ou replicar compromissos periódicos, como pagar contas mensais num determinado dia. As agendas em papel permitem colar e agrafar outros papéis, riscar tarefas concluídas, etc. Pense efectivamente naquilo que mais a vai ajudar e faça a sua escolha. Depois basta estabelecer um compromisso diário com ela e ser fiel.

- Utilize um bloco de notas: o ideal é que esteja associado à agenda e que sirva para apontar tudo o que quer fazer, mas que ainda não tem data. Mensalmente avalie as ideias e metas que escreveu e comece a colocar na agenda para as concretizar.

- Evite a procrastinação: se ceder ao 'faço amanhã' acredite que será mais complicado conciliar todas as suas 'obrigações' para ser feliz.

- Faça, todos os dias, alguma coisa para melhorar a sua organização: organize a roupa, deite fora embalagens vazias do frigorífico, limpe uma janela, reponha o que está vazio, vá ao sapateiro. 

- Organize os seus papéis em montes diferentes: coisas da casa para um lado, coisas do carro para outro, exames e análises para outro e por aí em diante.

- Utilize todos os amigos da organização: listas, organizadores semanais, post its, blocos, qualquer um é uma óptima forma para que não lhe escape nada.

- Não queira fazer tudo de uma vez: determine três objectivos principais para um dia e, se os conseguir concretizar, continue para o próximo item da lista. Caso não consiga, avalie e perceba o que pode fazer para melhorar.

hábitos de pessoas organizadas - nível médio

6 hábitos de pessoas organizadas - nível médio

- Faça um cronograma: para as tarefas mais complicada que estão dependentes da realização de tarefas anteriores, depois coloque  tudo na sua agenda.

- Faça as escolhas para o dia seguinte no dia anterior: o que vai comer, o que vai vestir, o que vai fazer, dessa forma é mais fácil começar o dia com objectivos concretos e não com a depressão do 'não tenho nada para vestir', 'vou comer qualquer coisa', ou 'não sei bem por onde hei-de começar o meu dia, ou como ocupar o tempo livre'

- Saiba onde encontrar o que precisa de forma rápida: lembra-se dos montes de papéis que organizou no nível anterior? Agora é hora de os colocá-los por data, por anos e livrar-se do que já não interessa.

- Acorde cedo e sem pressa: é uma péssima ideia levantar-se com pressa para sair e sem tempo para nada. Ter tempo para fazer as coisas com calma vai deixá-la mais tranquila ao longo do dia, com mais tempo para pensar e para se organizar.

- Organize a sua lista de tarefas: desta forma será mais fácil agrupar coisas semelhantes, ou no mesmo local, o que lhe permite gerir melhor os seus recursos.

- Estabeleça um dia para fazer avaliações periódicas do seu progresso: uma vez por semana, ou por mês, avalie se está no caminho certo para concretizar o que determinou. Se sonha conseguir um novo emprego, pergunte-se se procurou nos locais correctos, se já actualizou o seu currículo, a quantas propostas respondeu, tudo isto as vezes que forem necessárias até conseguir o seu objectivo.

hábitos de pessoas organizadas - nível avançado


7 hábitos de pessoas organizadas - nível avançado

- Comece e acabe cada uma das tarefas a que se propõe: se começou um novo item da sua lista não se distraia até que este esteja concluído.

- Defina um tempo para concretização de tarefas e objectivos: agora que está habituada a fazer as suas listas e está mais organizada na sua gestão de tempo, experimente determinar um tempo para cada tarefa e depois para cada objectivo. Um exemplo, se quer mudar de casa, defina quanto tempo por dia vai dedicar a procurar casas novas, em que dias e durante quanto tempo vai pesquisar empresas que a possam ajudar e até que mês vai concretizar o sonho de assinar o novo contrato.

- Planeie pausas: as pessoas organizadas valorizam a gestão de tempo como algo determinante para atingir maior produtividade e, nessa mesma gestão de tempo, as pausas são obrigatórias para manter a sanidade mental e para avaliar o decorrer das tarefas diárias.

- Desapegue-se: de roupas, de loiças antigas que não gosta, de decoração que deixou de fazer sentido na sua vida, de tudo o que já não utiliza.

- Tenha objectivos a longo prazo: nem sempre conseguimos concretizar as nossas metas num ano, ou em dois mas, se dermos o primeiro passo hoje, amanhã estaremos mais perto da concretização. Comece já hoje a pôr os seu planos no papel e a desenhar pequenas metas.

- Tire um tempo para pensar: no que quer para si, no que deseja para o futuro, no que está errado na sua vida e precisa de ser alterado. Sim, devemos pensar de forma efectiva e consciente na nossa vida para sabermos o que queremos e o que não queremos.

- Leia sobre organização: mesmo chegando ao final deste nível, há certamente muitas coisas que ainda lhe falta aprender e os livros podem ser bons aliados em assuntos específicos como organização da casa, organização da sua vida profissional, organização na sua vida pessoal, etc.

E lembre-se que, ser fiel a si e à sua nova missão, é um factor chave para o sucesso.

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2 comentários

  1. Amei cada palavra... obrigada pelo texto simples e motivante. 😍🤗

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