Casa

Cozinha | Decoração e arrumação ao pormenor

11.8.16

Cozinha | Decoração e arrumação ao pormenor


A cozinha é um espaço de partilha. De preparação e confecção, de conversas intimistas, de refeições em família. É, na realidade, um lugar onde passamos muito do nosso tempo e, para quem gosta de novas experiências gastronómicas é, sem dúvida, um local de investigação e testes. 

Por todas estas razões, a decoração e organização da cozinha não deve ser deixada ao acaso. É importante que todo o espaço seja funcional, que tenha peças úteis que sejam bonitas, mas que tenha também elementos decorativos que tornem o espaço ainda mais agradável. 


Elementos organizadores na cozinha 


Deixámos de colocar os ingredientes em tupperwares sem graça, substituímos as embalagens de transporte e demos mais vida às massas, arroz, especiarias e afins. Apostámos em potes bonitos, frascos rotulados de forma original, vasos rendados para colocar temperos vivos, boiões coloridos que distinguem compotas e cestos para acomodar cebolas e batatas. Dê-mos mais vida à cozinha com elementos organizadores que inspiram e, desta forma, tornámos tudo mais bonito.

Elementos organizadores na cozinha

Hoje, é comum vermos as lojas de decoração com os mais variados utensílios e divisórias, que permitem organizar a cozinha de forma prática e funcional. Mas, graças ao IKEA, aprendemos também a atribuir novas funcionalidades a objectos que eram inicialmente destinados a outros fins, como jarros de regafloreirasestantes de salaestufasbancosbaldes, entre muitos outros, para os quais o limite é apenas a imaginação.


Elementos decorativos na cozinha 

Depois de organizar quisemos personalizar e passámos a decorar um espaço que era meramente utilitário. 

Acrescentámos flores, ervas aromáticas e temperos frescos, telas com lemas de vida, quadros alusivos à divisão, imagens inspiradoras, livros e revistas que são obras de arte gastronómicas, almofadas nas cadeiras, candeeiros originais e até objectos antigos que nos fazem lembrar a forma tradicional de cozinhar. 

Elementos decorativos na cozinha


Utensílios de cozinha que são peças de decoração 

Aproveitámos o espaço, cada vez mais reduzido, para dar um dupla funcionalidade a cada utensílio e investimos em objectos que servem tanto para decoração como para utilizar no dia-a-dia. 

Os pratos ganharam cor, as frigideiras deixaram de ser velhas e gastas, as taças passaram a ter vários padrões e a ficar bonitas empilhadas, as colheres de pau ganharam posição todas juntas na bancada, as tábuas e bases querem-se rústicas e alinhadas e até o cesto para ir às compras tem o seu lugar de destaque numa decoração dos tempos modernos. 

Utensílios de cozinha que são peças de decoração

Organização de armários e gavetas de cozinha 

Mas, dentro dos armários também se deu a revolução, as gavetas ganharam partes que ficam escondidas, as prateleiras passaram a ser amovíveis, as tampas guardam-se de forma vertical num suporte específico, as especiarias podem ser acondicionas em frascos homogéneos, os copos são colocados em paredes e até os talheres, os que antes tinham a sua tradicional divisão, ganham mil novas formas de ser organizados. 

Volta aqui a sugestão de visita a uma qualquer loja de decoração para saborear as novidades, uma vez que estas são diárias e cada vez mais práticas e originais.

Organização de armários e gavetas de cozinha

Elementos decorativos que são simultâneamente peças úteis na cozinha 

Depois temos o contrário do terceiro ponto. Se a primeira sugestão foi no sentido de adquirir objectos bonitos que serviam como elementos decorativos, há agora também elementos decorativos que prometem dar uma ajuda na cozinha. São disso exemplo os antigos quadros pretos, tão comuns na decoração e que podem servir para escrever receitas, deixar recados e começar a lista de compras. 

Elementos decorativos que são simultâneamente peças úteis na cozinha

Paredes de cozinha que são parte integrante da decoração

Há ainda as cozinhas que nascem para ser bonitas, são concebidas com materiais que, por si só, saltam há vista e são a peça marcante da decoração final. Nesta campo seria impossível ignorar o destaque que tem uma parede diferente, seja ela de pedra, azulejo, com uma cor diferente, ou uma textura alternativa.

Se tem esta possibilidade comece pela raiz e construa uma cozinha com uma parede cheia de estilo.

Paredes de cozinha que são parte integrante da decoração

Cozinhas coloridas versus cozinhas sóbrias

Antes de se envolver na decoração da nova cozinha, ou na reformulação da mesma, pense um pouco sobre o resultado final, faça um projecto, ainda que apenas na sua cabeça.

É importante que defina se pretende uma cozinha sóbria, ou colorida, se a pensa com todos os utensílios à mão, ou guardados em gavetas e armários, se pretende um estilo feminino, ou se quer articular com a restante decoração da casa. Eventualmente as suas ideias podem mudar e adaptar-se ao longo do percurso mas, acredite que a linha orientadora se vai manter se começar com uma imagem pré definida.

Cozinhas coloridas versus cozinhas sóbrias

A tendência de decoração - Cozinhas Rústicas 

Por fim vamos destacar uma tendência, Cozinhas de estilo Rústico. Este é um tipo de cozinhas que se adaptam a qualquer ambiente (cidade, campo, praia) e que pode ser aplicado em qualquer medida. Pode optar por um ou dois apontamentos, ou definir este como o estilo global.

Como fazer?
Utilize madeiras e cestas. Lembre-se de tudo o que se relaciona com um cozinha tradicional de campo e adapte, bancos e cadeiras disformes, rendas, flores da época, loiças pouco regulares e com padrões antigos, vasos de latão, toalhas tradicionais e aposte também na recuperação de um ou dois objectos da cozinha da sua avó que possam servir como elemento decorativo.

A tendência de decoração - Cozinhas Rústicas

Para mais ideias visite o álbum sobre Cozinhas na nossa páginas Pinterest.

______________________________________________________
Acompanhe outras novidades do blog nas redes sociais

Outros temas que vais gostar

0 comentários

Obrigada pelo seu comentário!