Lifestyle

Health and Wellness | 6 benefícios de caminhar diariamente

21.9.15

Health and Wellness, 6 benefícios de caminhar diariamente, 6 benefits of a daily walking


Sim, uma simples caminhada diária pode fazer maravilhas pela sua saúde! Dos benefícios físicos, aos mentais, passando pela sua imagem exterior e terminando na prevenção de doenças, andar a pé, em passo acelerado e consistente, vai trazer-lhe melhor qualidade de vida, saiba como...

Afasta estados de depressão e melhora o bem-estar geral. Caminhar ajuda a que se abstraía dos problemas do dia-a-dia ou, se for acompanhada, incentiva a que desabafe e a que converse sobre outros assuntos que a deixam mais bem disposta. Para além disto, depois de caminhar, vai sentir-se com melhor humor, uma vez que liberta endorfinas, uma substância produzida pelo cérebro durante e depois da prática desportiva e que ajuda a relaxar, através do prazer que proporciona.

Previne a osteoporose. O impacto nos ossos, de cada passo que damos, é indispensável para que o nosso esqueleto se mantenha saudável, mas não é só, esta actividade física estimula também a absorção de cálcio, tão importante ao organismo.

Melhora os sistemas circulatório e respiratório. O aumento do ritmo cardíaco e respiratório ajuda a melhorar ambas as condições e torna-nos mais aptos a enfrentar situações de maior desgaste. Os pulmões ficam mais resistentes e desobstruídos. E os vasos sanguíneos expandem controlando, desta forma, a pressão arterial.

Deixa-nos mais alerta, através de uma melhor saúde do cérebro, mas também de redução da sonolência. Uma caminha, de cerca de 40 minutos diários, ajuda a que nos sintamos mais activos, mas também faz com que o cérebro continue a receber referências de coordenação e estímulos, tão importantes para a nossa vida.

Ajuda a manter e controlar o peso, bem como corrigir algumas asneiras gastronómicas.  Esta é a parte mais fácil de comprovar, quem faz exercício controla melhor o peso e está mais predisposto a fazer um esforço extra, quando comete alguns pecados dos quais não se quer arrepender.

Previne doenças como a diabetes e evita situações graves como o AVC. Funções como a libertação de insulina no sangue, devido ao aumento de actividade do pâncreas e fígado, assim como o maior fluxo de sangue, ajudam a evitar e prevenir doenças como a diabetes, ou situações como o AVC.

______________________________________________________
Acompanhe outras novidades do blog nas redes sociais



Outros temas que vais gostar

0 comentários

Obrigada pelo seu comentário!