Casa

Ilumine a sua casa | 50 Ideias

17.5.16

Iluminação natural

A iluminação é um elemento fundamental na decoração de uma casa. É através dela que criamos diversos ambientes nos vários momentos do dia, que podemos dividir espaços maiores e que conseguimos transmitir uma sensação de conforto. Mas é também recorrendo a iluminação específica que desenvolvemos as actividades diárias, da correria matinal que se quer bem iluminada, passando pelas actividades em família com luz moderada, até uma leitura nocturna acompanhada por uma luminosidade focada, mas aconchegante.

Existem dois tipos de iluminação – a natural e a artificial. A primeira deve ser utilizada sempre que possível, é mais barata e a melhor luz será sempre a do sol a entrar pela casa que, para além de dar claridade, também aquece e traz benefícios para a saúde. Contudo, nem sempre temos disponível a luz solar e, como tal, temos que recorrer a outras fontes de iluminação tais como candeeiros, velas, lustres, lanternas, entre outros.

Iluminação natural

O artigo de hoje dá algumas ideias para diversos tipos de iluminação.

Iluminação natural

A iluminação natural pode e deve ser controlada com estores, cortinas, ou outros elementos para o efeito. O ideal é que haja a possibilidade de deixar entrar muita luz, mas que se possa controlar a sua intensidade e o calor que gera.
No Inverno, por exemplo, podemos e devemos optar por deixar as janelas a descoberto para que a casa seja iluminada, mas também para que o ambiente fique mais quente. De Verão, pelo contrário, como existem mais horas de sol e o calor é mais intenso, a opção pode passar por deixar entrar a luz nas horas de menos calor (manhã e final da tarde) e ter uma forma de controlar a entrada do sol em horas em que o calor é mais forte, para que a casa se mantenha fresca.
Então, o que fazer? Se possível, as janelas grandes devem ter estores e cortinados, dessa forma será mais fácil controlar a entrada de luz nos vários momentos do dia.

Iluminação natural

Iluminação artificial

A iluminação artificial também tem o seu encanto (talvez por isso os jantares românticos sejam feitos à luz de velas?) e é mais fácil de controlar. Para o efeito poderá recorrer a candeeiros de teto, ou de mesa, a lustres, a velas, lanternas, ou a uma simples lâmpada. Neste sector existem inúmeras soluções e designs variados que se enquadram em qualquer tipo de decoração.
Um dos pormenores a ter em conta num espaço a decorar, seja quarto, sala, ou outro, será sempre a variedade de tipos de iluminação. Ao longo do dia desenvolvemos várias tarefas utilizando os mesmos espaços e o tipo de luz pode ajudar ao sucesso das mesmas. Por exemplo, se queremos dar um jantar precisamos de mais luz, no entanto, se estivermos a ver televisão no mesmo espaço, o ideal será um tipo de iluminação mais moderada.

Candeeiros de tecto

Candeeiros de tecto


Candeeiros de pé alto

Candeeiros de pé alto


Candeeiros de mesa

Candeeiros de mesa


Lanternas

Lanternas


Velas

Velas


Lustres tradicionais

Lustres tradicionais


Outras soluções de iluminação

Outras soluções de iluminação

______________________________________________________
Acompanhe outras novidades do blog nas redes sociais


Outros temas que vais gostar

0 comentários

Obrigada pelo seu comentário!