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Heatlh & Wellness | 10 dicas para combater a Retenção de Líquidos

18.4.16



A retenção de líquidos pode ter as mais diversas causas e infelizmente quase todas nós sofremos de, pelo menos, uma delas.

Para além de nos fazer sentir inchadas, com pernas cansadas e dores em certas zonas do corpo, também ajuda a evidenciar o nosso querido aspecto pele de casca de laranja. Por isso, decretemos guerra aberta a este mal e apostemos nas melhores formas de o combater.

1 - O primeiro passo, ao contrário do que se possa pensar é beber muita água. O corpo faz retenção de líquidos exactamente porque precisa deles para determinadas funções e considera que este é um bem escasso, quando ingerido em pouca quantidade, o que o leva a reter todos os líquidos para manter as funções vitais.

Sabe que quantidade de água o seu corpo precisa diariamente?

10 dicas para combater a retenção de líquidos - Made by Uss
In Instituto de Hidratação e Saúde

Se não gosta de água tem uma série de outras opções, como chás, infusões e águas aromatizadas, todas elas sem açúcar, claro! Pode ainda ir buscar este bem essencial às frutas e legumes que consome diariamente.

2 - Evite o consumo de sal, ou reduza-o, afinal este é um dos principais factores que leva à retenção de líquidos. Analise também os alimentos que contêm sal em grande quantidade, como conservas e queijo e procure evitá-los.

3 - Aposte no consumo de frutas e legumes, geralmente ricas em potássio, uma vez que este potencia a eliminação de água do organismo.

4 - Ingira proteínas, presentes nas carnes magras, ovos, lacticínios, legumes, cereais e peixe. Para que os líquidos não se acumulem nos tecidos. O fígado produz a albumina para evitar este mal e precisa de proteína para o fazer.

5 - Mantenha um dieta, baixa em calorias, com poucas gordura e açucares e rica em fibras. Desta forma evita a acumulação de gorduras que potenciam a retenção de líquidos e melhora o funcionamento intestinal, o que faz com que se sinta menos inchada.

6 - Faça exercício físico diariamente. Aposte em caminhadas de 30 minutos, suba as escadas do prédio, ou do trabalho, em detrimento do elevador, utilize todas as oportunidades para se mexer e notará diferenças.

7 - Alguns chás que podem ajudar são: dente de leão, chá erva-príncipe, hibisco, cavalinha, chá verde e chá de funcho.

8 - Alguns alimentos ricos em água, que deve incluir na sua dieta são: abacaxi, pepino, gengibre, aipo, papaia, mirtilo, alcachofra, melão, banana, abacate, melancia, sementes de linhaça e sementes de girassol.

9 - Se tiver disponibilidade invista em sessões de drenagem linfática, ou faça auto massagens em casa, com um creme específico, nas zonas mais críticas.

10 - Repouso, o repouso também é essencial e ajuda o corpo a estar equilibrado. Já reparou que quando se levanta a retenção de líquidos é mínima?

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