Decoração

Ideias para conjugar peças tradicionais com uma decoração moderna

5.7.16


Já ouviu certamente dizer que os 40 são os novos 30 e que os 30 são os novos 20. De facto, é cada vez mais notória a facilidade com que o mundo moderno integra o que considerávamos mais tradicional, fazendo com que certas peças, tradições e costumes não caiam no esquecimento. Desde a moda, à música, passando pela remodelação e decoração, o mundo antigo volta a fazer parte do quotidiano de muitas pessoas e volta também a estar nas bocas do mundo.

No que diz respeito às remodelações de uma casa, as preferências têm vindo a alterar-se, de forma visível, ao longo dos últimos anos. O moderno ainda continua a ser a opção mais comum para os estilos das habitações, é certo, mas as escolhas adoptadas na decoração vão recaindo, e em força, para o que se usava há 20, 30, 40, 50 (…) anos atrás. A verdade é que o old fashioned está novamente a ser tido em conta e o número de peças decorativas que o representam voltaram a entrar no mercado, podendo ser vistas e compradas em qualquer loja da especialidade.

Há, no entanto, quem ainda tenha alguma dificuldade em conjugar peças tradicionais com uma envolvente mais moderna, típica de uma casa do século XXI. Para os mais cépticos, aqui ficam vários exemplos de antigos objectos que se enquadram muitíssimo bem numa decoração actual. 

Decoração de Quarto

Decoração de Quarto

Decoração de Quarto

Decoração de sala

Decoração de sala

Decoração de sala


Decoração de cozinha

Decoração de cozinha

Decoração de cozinha

Como pode verificar nas imagens, esta mescla do tradicional com moderno pode ser usada em qualquer divisão da sua casa. Mesas, móveis, cadeiras, candeeiros, relógios, utensílios de cozinha, caixas, quadros, baús, etc., são apenas algumas das opções mais vistas como opção decorativa. No fundo, precisa apenas de um pouco de imaginação, ter atenção à mistura de cores e saber onde colocar os objectos escolhidos.

Por outro lado, não precisa de comprar tudo o que lhe pareça vintage, mesmo que a oferta esteja a crescer, por vezes, uma peça apenas faz a diferença e dá um cunho de personalidade.

Uma óptima ideia para abrilhantar a sua decoração e dar-lhe um toque diferente, passa por pintar certos objectos de família que pensa já terem caído em desuso. Muitas vezes, basta um pequeno arranjo, ou uma pincelada com uma cor alegre, para voltar a dar vida a relíquias que estavam arrumadas a um canto.

No que toca à conjugação de peças tradicionais com modernas, a imaginação é o limite. Por isso, se ficou interessado/a neste tema e se se despoletaram mil e uma ideias para a sua remodelação de casa no Porto, em Lisboa ou em qualquer outra cidade do país, tem três opções: angariar objectos antigos junto da sua família, comprá-los nas lojas adequadas, ou dar uma nova vida ao que já tem.

Artigo escrito em parceria com a Zaask

Outros temas que vais gostar

0 comentários

Obrigada pelo seu comentário!