Decoração

Minimalismo | Organize a sua casa, organize a sua vida

31.3.17

Minimalismo  Organize a sua casa, organize a sua vida

O que é o minimalismo?

Esta é uma das palavras da moda e está associada ao desapego. Numa era de consumismo desenfreado, há pessoas que questionam o supérfluo e optam por tentar viver apenas com o necessário.

O mais engraçado deste estilo de vida é o facto de se aplicar a quase todos os bens de consumo (roupa, decoração, automóveis, jóias, consolas e afins) e a permissa de poder ser vivido em modo principiante, ou de uma forma radical.

Mas o que é afinal o minimalismo? O minimalismo nada mais é do que se livrar de tudo o que tem a mais e que, na realidade, faz pouca ou nenhuma falta. Porquê? Porque, desta forma, testa o seu poder de desapego e concentra-se em dar mais valor a coisas que o dinheiro não pode comprar, valorizando o que realmente importa. Há quem defenda que é um dos caminhos para a felicidade, uma questão de liberdade e de realização pessoal.

Minimalismo | Organize a sua casa, organize a sua vida

Como aprendiz moderada deste estilo de vida, li, num artigo, que os verdadeiros minimalistas vivem apenas com um ou dois pares de cuecas e soutien e acredito que, quando chegamos a esse grau de perfeição, estamos num estado avançado de desapego mas claro, o limite vai até onde cada um se sente confortável e realizado.

Se se sentiu atraída por esta corrente, pode começar aos poucos, livre-se de tralhas que tem lá por casa, objectos de decoração que lhe foram oferecendo e que têm pouca utilidade, coisas que vamos guardando de recordação só porque sim, ou aquela carrada de roupa que um dia vamos voltar a usar/recuperar. Numa fase posterior, pode passar por dispensar bens que consideramos obrigatórios como o carro, ou uma casa cheia de luxos (leia-se, por exemplo, televisão).

Embora tenha todas estas vertentes, hoje vamos apenas falar da casa, de decoração e organização, com algumas dicas para conseguir um ambiente minimalista.

✋ Mas antes, gostava de deixar a ideia de um número que me deixou a pensar sobre o assunto - 70% do que compramos não é usado, ou não nos faz falta. 70%!!! 

Minimalismo | Organize a sua casa, organize a sua vida


Como aplicar o minimalismo ao seu apartamento?


Uma decoração minimalista

Evite encher as divisões com móveis que não precisa e que servem apenas para ocupar espaço. Uma decoração minimalista tem como missão conseguir espaços amplos e livres que permitem circular de forma fácil pela casa.

Seja prático, se uma peça tem o poder de substituir duas ou três outras peças, então essa é a melhor escolha. Os bancos são uma das peças de decoração mais versáteis e dei esse exemplo AQUI.

Quanto ao que utilizamos para decorar os móveis, a regra é a mesma, evite acumular e utilizar, na sua decoração, tudo o que lhe foram dando ao longo dos anos. Há coisas que tenho a certeza de que não gosta e que continuam naquela prateleira lá de casa a ocupar espaço e a acumular pó.

A importância está dos pequenos detalhes. Se optar por peças que marcam a diferença, elas vão estar num lugar de destaque sem objectos supérfluos à volta.

Minimalismo | Organize a sua casa, organize a sua vida


Limpeza e organização numa decoração minimalista

Mantenha a casa sempre limpa, esta é a melhor forma de ter um sentimento de conforto permanente. E, claro, ao limpar vai acabar por organizar, deitando fora coisas que estão a mais.


Esta é apenas uma pequena lista do que está a atrapalhar a organização da sua casa e que pode deitar fora, doar, ou vender:  CDs e cassetes antigas, canetas sem tampa e sem tinta, revistas e papéis antigos, produtos fora da validade, caixas vazias, escovas, esponjas e panos velhos, electrónica estragada, loiças e panelas partidas (bom, tudo o que está estragado e não tenha arranjo é para o lixo), almofadas, toalhas e lençóis que já não utiliza, comidas congeladas há mais de um ano, pilhas baterias e carregadores de equipamentos que já não existem, acessórios partidos, anéis desbotados, caixas e frascos sem tampa, coisas que deviam ter um par e não têm, cartões e convites antigos, folhetos, panfletos e outros do género, lembranças de casamentos, baptizados e por aí.

Simplicidade é a palavra-chave, simplicidade na decoração, ajuda a ter uma tarefa de limpeza igualmente mais simples e, por consequência, mais eficaz.


Minimalismo | Organize a sua casa, organize a sua vida

Planeamento numa decoração minimalista

Para satisfazer as suas necessidades nada melhor do que perder algum tempo com planeamento e esta questão aplica-se tanto a uma nova casa, como a uma casa já mobilada.

Evite comprar de forma impulsiva, sem ter um lugar previamente estipulado para colocar aquela peça. Se comparássemos com a roupa que compramos, a dica seria, não compre umas calças que não ficam bem com nenhuma das suas camisas/camisola/casacos.

Outro exemplo é: pensar bem nos electrodomésticos que vai utilizar, já pensou na quantidade de coisas que pode substituir por uma só bimby. Sim, a bimby é cara e, como não tenho comissão de venda, aproveito para mencionar que existem outras marcas muito mais em conta. Mas, preços à parte, já pensou na quantidade de utensílios que substitui e no que poupará em dinheiro e espaço de arrumação?

Uma dica final e importante: todos nós precisamos de algum dinheiro extra, por isso, pense bem e, depois de seleccionar tudo aquilo de que se vai desapegar, faça dois montes:  o que vai para o lixo e o que pode vender, mesmo que seja por um preço muito baixo.

______________________________________________________
Acompanhe outras novidades do blog nas redes sociais

Outros temas que vais gostar

0 comentários

Obrigada pelo seu comentário!